O que significa análise SWOT?
A Matriz SWOT é uma técnica muito utilizada por empresas que buscam se antecipar ao mercado e estar à frente de seus concorrentes, pois consiste na análise do ambiente interno e externo da empresa para auxiliar no planejamento e adoção de estratégias.
Mas você sabia que essa análise também é utilizada para uma análise SWOT pessoal? Isso você verá mais adiante!
Segundo Kotler (2006)¹, a Matriz SWOT é "a avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é denominada análise SWOT (dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities, threats). Ela envolve o monitoramento dos ambientes externo e interno)".
O que é análise FOFA?
SWOT, sigla em Inglês, também conhecida e traduzida como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças) significa:
Strengths - Forças
Weaknesses - Fraquezas
Opportunities - Oportunidades
Threats – Ameaças
Weaknesses - Fraquezas
Opportunities - Oportunidades
Threats – Ameaças
Como fazer uma análise SWOT?
Apesar de ser amplamente utilizada por grandes empresas para melhorar suas práticas de mercado e minimizar incertezas, a análise SWOT também é útil na vida profissional e pessoal (bastar adaptar os exemplos e perguntas que serão apresentados abaixo). Serve para um melhor autoconhecimento e para buscar o aperfeiçoamento nos aspectos que precisam ser melhorados.
Apesar de ser amplamente utilizada por grandes empresas para melhorar suas práticas de mercado e minimizar incertezas, a análise SWOT também é útil na vida profissional e pessoal (bastar adaptar os exemplos e perguntas que serão apresentados abaixo). Serve para um melhor autoconhecimento e para buscar o aperfeiçoamento nos aspectos que precisam ser melhorados.
Para
iniciar a análise e definir os pontos fortes, pontos fracos, ameaças,
oportunidades, é importante que você saiba diferenciá-los.
Pontos Fortes: tudo aquilo que a
empresa faz bem ou melhor que as outras, e que está sob seu controle, ou seja,
pode alterar, melhorar e aperfeiçoar a qualquer momento, pois está relacionado
à parte interna da empresa (ambiente interno). Algumas perguntas para identificar os
pontos fortes:
*O
que a empresa e a equipe fazem bem?
*Que
recursos podem ser otimizados e aproveitados?
*O
que os outros acham que a empresa faz de melhor?
*Quais as vantagens que a empresa disponibiliza?
*Possui
boa comunicação entre os setores?
Pontos Fracos: tudo aquilo que a
empresa tem dificuldade, possui reclamações e pode melhorar, já que está relacionado
à parte interna da empresa e pode ser controlado pela mesma (ambiente interno).
Algumas perguntas para identificar os pontos fracos:
*No
que a empresa pode melhorar?
*Onde
tem menos recursos?
*Possui práticas antigas?
*Possui práticas antigas?
*Os clientes reclamam de quais aspectos da empresa?
*O
que os outros acham que são suas fraquezas?
Oportunidades: tudo que está relacionado à parte
externa da empresa e que NÃO está sob seu controle, ou seja, a empresa não tem
como intervir (ambiente externo). Algumas
perguntas para identificar as oportunidades:
*Quais
são as oportunidades externas identificadas? (Parcerias com empresas,
propostas, entre outros).
*O cenário econômico está favorecendo a empresa?
*Quais
as demandas, novos produtos e serviços?
* Há crescimento do mercado?
Ameaças: tudo que está relacionado à parte
externa da empresa e que NÃO está sob seu controle. Logo, a empresa não pode
atuar sobre as ameaças, pois está no ambiente externo à empresa. Algumas
perguntas para identificar as ameaças:
*Que
tipos de ameaças a empresa possui? (Concorrentes, entre outros)
*O
que os concorrentes andam fazendo?
*As
novas tecnologias e as mudanças no mercado prejudicam a empresa?
Ficaram algumas dúvidas? Então veja mais exemplos de como é feita a análise SWOT:
Pontos Fortes (ambiente interno):
* Atendimento rápido e personalizado;
* Boa localização;
*
Variedade no mix de produtos (tem de tudo);
* Serviço de entrega – a qualquer hora
(serviço diferenciado);
* Formas de Pagamento: à vista, cartão, a
prazo;
* Política de salários (paga acima do salário
mínimo + benefícios, o que não acontece com os concorrentes);
* Qualidade dos produtos e serviços;
* Comprometimento da
equipe;
* Recursos financeiros abundantes;
* Líder no segmento;
* Marca forte;
* Parcerias com outras empresas.
Pontos Fracos (ambiente interno):
* Infraestrutura (espaço muito
pequeno,
não adequado);
* Pouca variedade de produtos;
* Produtos desatualizados;
* Mau atendimento (profissionais despreparados);
*
Demora (delay) na entrega de produtos
e serviços;
* Marca pouco conhecida;
* Distribuição limitada;
* Problemas operacionais;
* Demora na resolução dos problemas apresentados.
Oportunidades (ambiente externo):
* Ponto de ônibus em frente ao estabelecimento (atraindo
mais clientes);
* Incentivos fiscais;
* Desenvolvimento da cidade e do bairro com a
instalação de empresas;
* Aumento da demanda pelo serviço (aumento do
número de clientes);
* Surgimento de novas tecnologias;
* Mudanças nas necessidades dos clientes;
* Outras empresas procuram alianças;
* Maior abertura do comércio exterior.
Ameaças (ambiente externo):
* Concorrentes;
* Introdução de produtos substitutos no mercado;
* Ponto de ônibus em frente ao estabelecimento (a aglomeração de
pessoas no ponto pode atrapalhar a sua visualização por
outros clientes);
* Diminuição da demanda, devido à crise econômica (retração da economia);
* Diminuição da demanda, devido à crise econômica (retração da economia);
* Mudanças nas necessidades dos clientes;
* Mudanças governamentais e legislativas
(políticas restritivas);
* Barreiras no comércio exterior.
Conclusão:
Os pontos fortes e fracos são controlados pela empresa, pois fazem parte de seu ambiente interno, já que estão ligados ao que ela faz bem e/ou ao que ela precisa melhorar, podendo, a qualquer momento, atuar nos pontos fortes, melhorando ainda mais, e nos pontos fracos para reduzir e, até mesmo, eliminar suas falhas e fraquezas.
As oportunidades e ameaças estão ligadas ao ambiente externo à empresa, já que não são inerentes a suas atividades e seus processos. Apesar da empresa não poder controlá-las, ao conhecê-las, estará mais apta e preparada para aproveitá-las e reagir às ameaças de forma mais proativa ou com menos impacto no negócio.
Os pontos fortes e fracos são controlados pela empresa, pois fazem parte de seu ambiente interno, já que estão ligados ao que ela faz bem e/ou ao que ela precisa melhorar, podendo, a qualquer momento, atuar nos pontos fortes, melhorando ainda mais, e nos pontos fracos para reduzir e, até mesmo, eliminar suas falhas e fraquezas.
As oportunidades e ameaças estão ligadas ao ambiente externo à empresa, já que não são inerentes a suas atividades e seus processos. Apesar da empresa não poder controlá-las, ao conhecê-las, estará mais apta e preparada para aproveitá-las e reagir às ameaças de forma mais proativa ou com menos impacto no negócio.
Após
identificar os pontos fracos, pontos fortes, ameaças e oportunidades, é
importante comparar o impacto e a influência das Oportunidades e
Ameaças sobre cada Ponto Forte identificado e, também, sobre cada Ponto
Fraco.
Assim, será possível fazer um diagnóstico da empresa e concentrar as ações no que impacta negativa e positivamente seus resultados, desenvolvendo estratégias mais eficazes e apropriadas para aumentar o seu desempenho e garantir maior vantagem competitiva no mercado.
Espero que tenha gostado! Compartilhe com seus amigos!
Assim, será possível fazer um diagnóstico da empresa e concentrar as ações no que impacta negativa e positivamente seus resultados, desenvolvendo estratégias mais eficazes e apropriadas para aumentar o seu desempenho e garantir maior vantagem competitiva no mercado.
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_________________________________
¹ KOTLER, Philip. Planejamento estratégico de unidades de negócios: A análise SWOT. In: KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. cap. 2, p. 75-75
Foi muito útil e me ajudou a entender com mais clareza.
ResponderExcluirTheymys
Q ótimo! :D
ExcluirQq dúvida, pode postar comentário q respondo!
Tenho um projeto integrador pra fazer onde vou devo descrever as ameaças e oportunidades dentro do ambiente sociocultural de uma empresa de automoveis e pecas, e como isso pode influenciar na venda de produtos e serviços e tenho que propor novas estratégias de como a empresa possa trabalhar com ações sociais e quais os impactos interno e externo.... por favor me ajuda......
ExcluirbOM TARDE, MAIS UMA VEZ. VOCE TERIA UM MODELO DE PLANILHA PARA A REALIZAR UMA PESQUISA DE MERCADO, VEJO QUE VOCÊ FOCA MUITO A OPINIAO DO CLIENTE NAS TOMADAS DE DECISOES, MAIS O QUE E COMO PERGUNTAR PRA ELE.
ExcluirJosé Carlos, respondi no seu outro comentário.
Excluir:)
Tenho q fazer o trabalho sobre um órgão público. Quais adaptações devem ser feitas?
ResponderExcluirJúlio, acredito q qts aos pontos fortes e fracos, não precisarão ser feitas adaptações, pois vc poderá identificar serviços, atendimento, infraestrutura, resolução de problemas, entre outros. Já com relação às ameaças e oportunidades, pode ser q vc encontre alguma dificuldade devido ao fato de ser um órgão do governo. Mas, para poder definir as ameaças e oportunidades, primeiramente deve-se identificar a área e o ramo de atuação desse órgão. Com certeza terão alguns pontos a serem destacados, tais como parcerias com outros órgãos, surgimento de novas leis q favorecem ou q delimitem a atuação, entre outros.
ExcluirGostei. Explicação clara e objetiva. PARABÉNS!
ResponderExcluirObrigada Milena! Q bom q gostou! :D
ExcluirBoa tarde,
ResponderExcluirDepois de identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameças tenho que fazer a elaboração da análise. Tenho que utilizar todas os pontos identificados ou apenas vou avaliar pelas oportunidades e como pontuo ou seja, como traço a prioridade?
Abraços e aguardo.
Após identificar as Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, a análise é importante. Pois, é a partir dela que vc verá qual é o seu diferencial, no que pode melhorar, como se preparar para oportunidades que possam surgir e minimizar o impacto de possíveis ameaças. Na análise, use todos os pontos. Só assim vc pode se conhecer melhor (ou conhecer a empresa melhor) e proceder ao q foi descrito acima.
ResponderExcluirCom relação à avaliação, vc poderá proceder da seguinte forma: avaliar as Oportunidades em relação às suas Forças e Fraquezas, e as Ameças em relação, também, às suas Forças e Fraquezas.
Exemplo: como a Oportunidade "parcerias" influenciará na Força "atendimento"? , Como a Oportunidade "Ampliação do Espaço" influenciará na Fraqueza "disposição dos produtos"?, Como a Ameaça "Concorrência" influenciará na Força "Localização"?, Como a Ameaça "diminuição da demanda" influenciará na Fraqueza "Layout"?
É vc q definirá o grau de influência e impacto q cada ponto exercerá sobre o outro. E, assim, vc poderá definir quais pontos e ações devem ser e precisam ser priorizadas.
Espero ter esclarecido!
Qualquer dúvida, só perguntar!
Abraços e Feliz Ano Novo!!!
Adorei!!! Como posso aplicar o SWOT na empresa facebook?
ResponderExcluirPara aplicar a Análise SWOT na empresa Facebook é só pesquisar notícias recentes sobre a mesma, analisar o mercado na qual se encontra, fazer os questionamentos citados no post, entre outros. Vou dar um exemplo de cada ponto SWOT:
ResponderExcluir*Força: Layout da página. (Posso controlar e melhorar ainda mais)
*Fraqueza: "bugs" na página (os chamados "erros" que são encontrados na página, como a visualização de perfil protegido, por pessoas que não compõem o 'círculo' de amigos virtuais - recentemente descoberto por um especialista). [Posso controlar e melhorar]
*Oportunidades: parcerias com empresas. (Não posso controlar, pois dependo de terceiros)
*Ameaças: invasões de hackers. (Não posso evitar, mas sabendo disso, posso procurar aumentar a segurança da minha página)
É simples! Basta ter em mente a especificação clara de cada ponto.
Boa Sorte com seu trabalho! :)
Estou fazendo um trabalho de estagio supervisionado e escolhi trabalhar sobre a Análise SWOT...Quero aplicar
ResponderExcluiressa análise na empresa que trabalho, o ramo da empresa
é construcao,eletricidade, pintura,hidráulica...
Pode dar alguma dica como devo fazer?
Você poderia fazer a Análise SWOT por setores (Contrução, Eletricidade, Pintura, Hidráulica). Assim, você poderá definir melhor as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças. Pesquise sobre outras empresas que tenham os mesmos setores e faça uma comparação. Acredito que isso já te ajudará na definição dos pontos SWOT. Junte as dicas dadas aqui no Blog, e acredito que fará um bom trabalho!
ExcluirSucesso no seu estágio!
Olá, Kate, gostaria de saber como aplico a Matriz Swot no mercado de Locação de Veículos?
ResponderExcluirPode dar alguma dica como devo fazer?
Att, José Renaldo
Olá!
ExcluirPara aplicar a Matriz SWOT é importante conhecer a empresa e o mercado em que ela atua. Comece pesquisando sobre empresas de locação, o que elas fazem e o que só algumas oferecem.
Como exemplo, podemos citar:
*Ponto Forte: localização (bem situada, próxima ao público-alvo).
*Ponto Fraco: poucos modelos de veículos.
*Oportunidade: parceria com hotéis e empresas de turismo.
*Ameaça: estradas ruins (estradas ruins e mal sinalizadas podem desestimular clientes).
Espero ter ajudado!
oi kate , estou com uma enorme dificuldade em fazer uma analise de forças economicas e forças sociais/culturais de uma universidade , poderia me dar uma ideia, uma ajuda alguma coisa ?
ResponderExcluirNão sei bem se a análise SWOT irá atender ao objetivo do seu trabalho, pois andei fazendo uma pesquisa na Internet e vi que os assuntos são um pouco diferentes. Essas forças econômicas, sociais e culturais mencionadas por você estão relacionadas às mudanças sociais, bem como influências científicas e tecnológicas decorrentes de suas interações nas Universidades. Esse que é o objetivo do seu trabalho?
ExcluirSe for na análise SWOT poderíamos abordar da seguinte forma:
*Ponto Forte: de que forma a Universidade em questão impacta positivamente na economia? (Capacitação de mão-de-obra, desenvolvimento do capital intelectual).
*Ponto Fraco: em quais aspectos a Universidade deixa a desejar e poderia melhorar? (falta de aliar a teoria à prática, falta de atualização).
*Oportunidades: parcerias com empresas privadas e públicas, fomentando o desenvolvimento técnico, cultural e social, por exemplo.
*Ameaças: concorrentes (outras Universidades que possuam um diferencial, algo que elas fazem que a Universidade em questão não faça e que agrege valor).
Boa noite Kate! seus exemplos foram claros e me ajudou muito a esclarecer as dúvidas.Obrigada e parabéns.
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirQualquer dúvida ou sugestão, é só postar!
Olá Kate, como faço a Analise SWOT de uma agência de turismo.?
ResponderExcluirBoa Noite!
ResponderExcluirOlha só, minha prof de gestão de negócios quer que nós crie uma empresa. e após fazermos o funil de idéia ela pediu para que nós fizessemos a analise swot...porém estamos recém criando a empresa, com o já vamos avaliar a analise swot??? se vc souber me ajude pq recém surgiu a idéia da empresa, e eu não sei como analisar os portos fortes e fracos dessa empresa que recém saiu a idéia... Empresa de consultoria sustentavel.
Olá! Para os dois comentários acima:
ResponderExcluirPara fazer a análise SWOT de uma agência de Turismo ou de uma empresa recém-criada, quer seja ela de Consultoria Sustentável ou de qualquer ramo, procurem pesquisar sobre empresas que atuem nos mesmos setores para dar uma ideia do que fazem, de suas características, deficiências e inovações.
Exemplos:
*Pontos Fortes: programa de fidelização do cliente, funcionários capacitados, agência bem localizada.
*Pontos Fracos: poucas filiais, site da empresa mal elaborado.
*Oportunidades: parcerias com hotéis (para turismo), cooperativa de táxis (para turismo), aumento da procura pelo serviço (para turismo e consultoria sustentável), parcerias com empresas públicas/privadas e universidades (para consultoria sustentável), participação em eventos ligados ao meio ambiente (para consultoria sustentável).
*Ameaças: concorrentes (para turismo e consultoria sustentável), aumento do dólar e do Euro (para turismo), leis restritivas (para turismo e consultoria sustentável).
Todos os exemplos citados, sempre podem ser adaptados para outras empresas.
Bom dia !
ResponderExcluirMe ajuda, preciso da síntese sobre cliente e concorrentes em relação a Universidade que estudo ( Unigranrio )
Boa Tarde!
ExcluirO post é sobre Análise SWOT. Mas, vc encontrará mais informações sobre concorrentes pesquisando sobre as universidades/faculdades próximas a sua. Com relação aos clientes, verifique com a secretaria se eles têm alguma pesquisa relacionada ao tipo de clientes que nela estudam. Se forem clientes externos, uma pesquisa se eles trabalham, só estudam, sua faixa etária, se a maioria é do sexo masculino ou feminino, entre outros. Qualquer dúvida em relação à análise SWOT, pode postar aqui.
Parabéns pelo trabalho desenvolvido, você ate virou referencia no meu trabalho. Obrigada.
ResponderExcluirObrigada Morgana!
ExcluirFico muito feliz em saber disso!
Sucesso!
perfeito,foi muito claro,os exemplos ajudaram muito foi exatamente o que eu estava buscando,e não encontrei em nenhum outro.
ResponderExcluirQ ótimo que o Blog te ajudou!
ExcluirSucesso!
boa tarde, Kate.
ResponderExcluirgostaria que você me desse uma ideia de como fazer um seminário de maneira dinâmica,falando sobre analise de swot.
Olá!
ExcluirQ tal iniciar o seminário sobre a análise SWOT apresentando seu conceito, explicando a sua importância, e mostrando exemplos bem simples? Apresente fotos de lojas, por exemplo, e vá identificando os pontos fortes e fracos, e quais poderiam ser suas oportunidades e ameaças. Lembre-se que em uma apresentação, seminário, enfim, o trabalho deve seguir um roteiro simples que abrange: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Logo, pode introduzir o tema com conceitos e ideias, desenvolvê-lo apresentando exemplos simples e fazendo uma dinâmica em grupo, para que os participantes identifiquem os pontos da Análise SWOT. E pode conclui-lo focando na importância de seu uso e na sua praticidade.
Olá, vi os comentários por aqui e vi que vc realmente ajuda!
ResponderExcluirFaço faculdade de Estética e Cosmetologia, e o professor da matéria de gestão em empreendimento de estética nos forneceu um "case avaliativo", onde vem as seguintes informações:
-localizado a dois minutos da estação de ônibus.
-esta localizado ao maior shopping center da região.
-o centro estético é um dos mais antigos da região e está precisando de uma reforma estrutural.
-residenciais locais tem condições financeiras.
-a taxa de natalidade tem caído nos últimos anos.
-há um grande número de residenciais locais com idade acima de 55 anos.
-o proprietário de um respeitável salão de beleza está procurando um novo local para seu negócio.
-o centro estético só realizou anúncios publicitários durante sua abertura.
-foi adquirido um equipamento moderno.
-está equipado com rampas e instalações voltadas para pessoas com deficiência física.
-funcionarios bem treinados e respeitados
-um dos principais concorrentes do centro estético decidiu recentemente adentrar numa área que o centro não atua
Passei essas informações pra vc entender melhor.
Mas, minha maior dificuldade é a de perceber além do que está escrito aí, o que está subentendido. Tenho dificuldade tbm na hora de cruzar os pontos fortes x oportunidades, p.forte x ameaças...
Me de uma luz por favor, nunca vi isso na minha vida e estou tendo muita dificuldade para fazer essa análise.
Desde já, muito obrigada.
De acordo com as informações que vc passou, vou destacar aqui os pontos:
Excluir*Pontos Fortes: boa localização, público com bom poder aquisitivo (resta saber se é o público-alvo), equipamentos modernos, adaptado para pessoas com deficiência física, funcionários qualificados.
*Pontos Fracos: centro estético com aparência antiga, pouca divulgação do negócio.
*Oportunidades: público mais saudável (por causa da taxa de natalidade)e em busca de melhorar a aparência (focar no público acima de 55 anos), parceria com o Salão de Beleza (oferecer um espaço de estética com salão será um diferencial).
*Ameaças: concorrência possui serviços diferenciados.
Cruzando pontos:
*De que forma a minha força "Localização" impactará na minha ameaça "Concorrência"? Daí podemos ver q medidas adotar e em quê podemos focar, como por exemplo, no ponto fraco "centro estético com aparência antiga". Logo, sei q precisarei efetuar com urgência reparos e modernização do Centro para captar mais clientes e fortalecer a empresa. E por aí vai...
Espero ter esclarecido um pouco Naty, para a realização do seu trabalho!
Sucesso!
TENHO UMA EMRPESA NO RAMO DE PAPELARIA, FAÇO IMPRESSOS E LEMBRNACINHAS DE ANIVERSARIOS, ETOU TENDO ALGUMAS DIFICULDADES DEVIDO A RETRAAÇO DO MERCADO, COMO PODERIA MELHORAR?
ExcluirOlá, José Carlos!
ExcluirDesculpe pela demora na resposta.
Infelizmente, estamos enfrentando um momento em que o mercado não está bom: inflação, desemprego, retenção de dinheiro por parte da população, entre outros. Isso tudo faz com que os gastos sejam direcionamos para prioridades, como alimentação e remédios. Mas, apesar disso, o mercado não deixa de vender, apenas diminui seu ritmo.
O que você pode fazer para dar uma guinada no seu negócio é focar no atendimento (seja sempre simpático, solucione sempre os problemas apresentados prontamente, capacite seus funcionários), pois isso já faz uma grande diferença, já que gera a fidelidade e o boca-a-boca positivo (que é a propaganda gratuita do seu negócio feita pelos seus clientes: as famosas indicações).
* Divulgue mais o seu negócio! Faça parcerias com papelarias, bufês e casas de festas para que elas te indiquem!
* Reduza os custos! Faça modelos mais "clean" (simples) do seu trabalho, pois muitas pessoas querem adquirir o serviço, mas podem não comprar por falta de dinheiro ou porque acham caro.
* Apresente novidades! Se você tiver uma loja física, dê uma repaginada nela, mude a decoração, as coisas de lugar, exponha melhor os seus produtos. E procure sempre acompanhar a tendência desse ramo com produtos variados e diferentes.
Dá uma olhadinha lá em cima, no texto, na parte de perguntas sugeridas, e peça sugestões a seus clientes. Faça você, também, esta análise. Não desanime e sucesso!
Espero ter ajudado!
que tipos de perguntas posso fazer em um super mercado, para realização de pesquisa sobre analise SWot
ResponderExcluirVc pode utilizar as perguntas q estão aqui neste Post. Independente do ramo da empresa, é só adaptar as perguntas. No caso de super mercado, podemos fazer as seguintes perguntas direcionadas:
Excluir*Ponto Forte: Que tipo de serviço você acredita que o mercado faz bem? Seria atendimento, serviço de lanchonete, prateleiras bem organizadas? E q tal, uma torneira para os clientes lavarem as mãos? Muitos mercados, acreditem, não têm!
*Ponto fraco: Que tipo de serviço você acredita que deve melhorar? Seria serviço de caixa, falta de espaço para estacionamento? Seria atendimento?
Obs.: As mesmas perguntas feitas para pontos fortes, devem ser feitas para os pontos fracos. O que vai definir se é um ou outro, serão as respostas.
*Oportunidades: Parcerias com outros fornecedores, tais como Floristas, Confecções, com lugares próximos que sirvam como estacionamento, por exemplo. E incentivos fiscais oferecidos pelo governo que podem aumentar a demanda por produtos.
*Ameaças: Concorrentes com serviços variados; elevação do índice de preços, diminuindo a procura pelos clientes; lote de produtos prejudicado, o que pode comprometer, também, a imagem do mercado.
Essas são algumas perguntas que podem ser feitas. Por isso, que ressalto a importância de se pesquisar sobre o negócio em questão, no caso, super mercados.
Espero ter ajudado!
Ajudou me muito, Obrigada :D
ResponderExcluirQ ótimo Patrícia!
ExcluirEu que agradeço a sua visita ao Blog!
Sucesso!
Ola :D Eu estou com uma duvida relativamente a um trabalho escolar!
ResponderExcluirQueria saber se Analise SWOT é a mesma coisa que Matriz SWOT
Olá!
ExcluirA Análise SWOT, é a análise da Matriz SWOT.
São a mesma coisa!
Boa sorte com o trabalho!
Gostaria de saber se o facto de eu ter so um fornecedor constitui uma fraqueza ou ameaça?
ResponderExcluirTer apenas um fornecedor pode ser sim uma fraqueza. Pois, com apenas um, não se tem o "Poder de Barganha", que é uma das cinco forças de Porter. Você não consegue negociar por preços, produtos e serviços melhores, pois o seu fornecedor é único. E, caso esse fornecedor venha te faltar, como ficará seu negócio? É muito arriscado ser dependente de um fornecer. Tenha sempre o "Plano B".
ExcluirBom dia!
ResponderExcluirQue bibliografia você sugere para estudo mais aprofundado sobre o assunto?
Desculpe pela demora na resposta!
ExcluirEstive perguntando a alguns professores e eles sugeriram as seguintes bibliografias:
1. CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. 1. ed. 13° tiragem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
2. KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.
3. COBRA, Marcos. Consultoria em Marketing Manual do Consultor. 1. ed. São Paulo: Cobra Editora e Marketing, 2003.
4. MATOS, José Gilvomar R.; MATOS, Rosa Maria B.; ALMEIDA, Josimar Ribeiro de. Análise do Ambiente Corporativo: do caos organizado ao planejamento. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.
5. BAKER, Michael. Administração de Marketing. Ed. Elsevier. Páginas 64,66 68,70 e 72.
6. CHIAVENATO, Idalberto. SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico. Ed. Campus.
7. OLIVEIRA, Djalma de. Planejamento Estratégico. Ed. Atlas.
8. KLUYVER, Cornelis. PEARCE II, John. Estratégia: uma visão executiva. Ed Pearson.
Preciso fazer uma análise swot de uma loja que vende óculos e que tem como diferencial o atendimento, mas o meu trabalho é com telemarketing, nele eu pergunto para os clientes se eles estão satisfeito com o nosso trabalho. Me ajude!
ResponderExcluirCom as dicas da postagem e dos comentários, acredito que irá te auxiliar na elaboração da Análise SWOT.
ExcluirMas, para clarear a ideias, vamos aos exemplos:
* Pontos Fortes: mix de produtos (variedade de óculos oferecidos) e atendimento diferenciados;
* Pontos Fracos: ponto mal localizado, loja mal estruturada;
*Oportunidades: tendência em utilizar modelos diferentes (não apenas um, como antes); aumento na demanda por óculos (mais pessoas necessitam utilizá-lo);
* Ameaças: nova regulação para fabricação de lentes (encarecendo custos), concorrentes.
Espero ter ajudado! :)
OI Kate , boa noite gostei muito do seu trabalho , eu estou fazendo um trabalho sobre o FOFA como eu posso demostrar uma análise que influência o planejamento
ResponderExcluirOlá!
ExcluirPara você demonstrar de que forma a análise SWOT poderá influenciar nas decisões do Planejamento, você pode demonstrar as estratégias que serão adotadas em relação às suas forças e oportunidades (como posso potencializar minhas oportunidades com as minhas forças, por exemplo), em relação às suas oportunidades e fraquezas (como melhorar as minhas fraquezas para aproveitar as oportunidades, por exemplo), em relação às suas forças e ameaças (como elevar minhas forças a fim de minimizar ou eliminar o impacto das ameaças, por exemplo), e em relação às ameaças e fraquezas (quais fraquezas devo priorizar para evitar que as ameaças tenham um grande impacto na minha empresa, por exemplo). O cruzamento dessas informações auxiliará na tomada de decisões.
Espero ter ajudado! :)
Kate como utilizo analise swot, para um restaurante comida tipica polones, so tem ele na cidade, restante serve comida por quilo churrasco, a cidade é de turistas poloneses, mas este restaurante nao esta tendo mto movimento....obrigada
ResponderExcluirOlá, Jerlayne!
ExcluirAcredito que vocês devem realizar um levantamento das necessidades e desejos do público-alvo de vocês. São turistas de que classe social? O que eles buscam adquirir na cidade? O que querem experimentar? Será que os turistas poloneses querem experimentar pratos que já são conhecidos por eles ou pratos típicos brasileiros? Vocês devem identificar o que está gerando essa falta de movimento no restaurante para poder, então, montar a análise SWOT, que é basicamente, uma ferramenta que auxilia na tomada de decisões. Não há ninguém melhor do que quem conhece o restaurante para dizer o que precisa melhorar, qual é o diferencial que possui, quais as possíveis oportunidades e ameaças que poderão atingir o negócio.
Será que o ponto forte de vocês é o atendimento? E o ponto fraco, a pouca variedade de pratos? A oportunidade pode ser o crescimento turístico na cidade, e a ameaça, aumento do preço dos alimentos.
Espero ter ajudado! :)
Boa Noite!
ResponderExcluirEstou cursando Comércio Exterior, eu e meu grupo estamos abrindo uma empresa fictícia, e precisamos da análise de Swot, como podemos fazer essa análise? Estamos em duvida em como monta-la, se por tópicos ou de forma explicativa.
Vocês podem montá-la em tópicos ou de forma explicativa. Como é para trabalho, sugiro colocar cada tópico com sua explicação.
ExcluirEspero ter ajudado! :)
Olá Kate! Curso 3º período de Administração e preciso fazer um artigo científico em que um dos objetivos específicos é fazer uma análise swot de uma secretaria de uma instituição de ensino superior. Preciso de algumas perguntas para montar um questionário a ser aplicado aos funcionários da secretaria para concluir essa análise. Estou com dificuldade para montar este questionário, você poderia me ajudar? E ainda, você acha que meu artigo ficaria mais rico se eu aplicasse um questionário para os funcionários e um outro para uma amostra de acadêmicos?
ResponderExcluirDesde já agradeço e Parabéns pelo excelente trabalho!
Olá Maria!
ExcluirDesculpe pela resposta tardia!
Você pode utilizar os exemplos que estão nesse post sobre SWOT e transformá-los em perguntas! Você poderia começar com:
* Ponto Forte e Fraco: O que você acha que a secretaria faz de melhor e no que ela poderia melhorar (atendimento, serviços administrativos, telemarketing, etc)?
* Ameaças e Oportunidades: O que você acha que poderia impactar positiva ou negativamente na secretaria (aumento da demanda pelo serviço; surgimento de novas tecnologias, trazendo mudanças na rotina de trabalho; mudanças nas necessidades dos clientes, etc;
Espero ter esclarecido! :)
Kate boa tarde.
ResponderExcluirvc pode me ajudar para montar a matriz SWOT no segmento de mercado de Calçados??
nossa estou super perdida ... :(
Desculpe pela resposta tardia!
ExcluirOs exemplos dados sobre pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças poderão te auxiliar na elaboração da análise SWOT.
Mas, seguem alguns exemplos para esclarecer:
* Pontos fortes: variedade de calçados.
* Pontos fracos: mau atendimento.
* Oportunidades: parceria com outras empresas fora do país para baratear a mão de obra.
* Ameaças: recessão econômica.
E como essa ferramente da análise de SWOT aplica-se na Logística do Camarão ?
ResponderExcluirBruno, para poder identificar os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades, é muito importante conhecer o negócio! Só quem conhece seu empreendimento pode destacar esses pontos ou um consultor que passe a acompanhar a dinâmica desse mercado junto com a empresa que oferece esse serviço. Vou apontar a resposta que postei aqui nos comentários sobre como seria a análise SWOT para uma transportadora (Logística), com alguns complementos:
Excluir* Ponto Forte: funcionários capacitados e motivados, sistema de refrigeração de última geração.
* Ponto Fraco: frota antiga, necessitando de reparos.
* Oportunidades: expansão de rodovias (o que facilitará na agilidade da entrega de produtos e serviços);
* Ameaças: obras nas rodovias (o que atrasa a entrega); novas regulamentações referentes ao manuseio, transporte e armazenamento de frutos do mar (camarões).
Boa tarde!
ResponderExcluirEstou cursando o curso Técnico de Logística,estou fazendo um trabalho sobre SWOT de uma transportadora com seria essa montagem?
Olá Rosalina!
ExcluirOs exemplos para os Pontos Fortes, Fracos, Oportunidades e Ameaças aqui no post podem te ajudar nessa montagem.
Vou te dar um exemplo de cada:
* Ponto Forte: funcionários capacitados e motivados.
* Ponto Fraco: frota antiga, necessitando de reparos.
* Oportunidades: expansão de rodovias (o que facilitará na agilidade da entrega de produtos e serviços);
* Ameaças: obras nas rodovias (o que atrasa a entrega).
Espero ter esclarecido! :)
Boa tarde!
ResponderExcluirEstou desenvolvendo uma plano de negócios, sobre um salão de beleza e por ser um empreendimento novo tenho algumas dúvidas quanto as fraquezas desse empreendimento, coloquei na minha matriz os seguintes tópicos:
* Ser um empreendimento novo;
* Capital de giro baixo;
* Marca nova no mercado;
* A marca não conhecida por fornecedores dificulta a compra de produtos com um melhor preço;
Estariam corretas? tem mais aluma que posso adicionar??
Att,
Rafael
Olá Rafael!
ExcluirDesculpe a resposta tardia.
Esses sim seriam Pontos Fracos. Englobaria o empreendimento novo com marca nova no mercado, pois para mim, indicam a mesma coisa. E em marca não conhecida, colocaria falta de parcerias com fornecedores (por ser ainda um negócio novo).
Para verificar outros pontos fracos, utilize as perguntas:
* Infraestrutura: o espaço é muito pequeno, não adequado?
* Tenho pouca ou muita variedade de produtos e oferta de serviços que são tendência no mercado?
* Como é o meu atendimento?
* Os funcionários são capacitados?
* Há demora na resolução dos problemas apresentados?
* Há reclamação dos clientes referente a algum item do meu empreendimento?
* Como é a forma de pagamento (à vista, parcelado, no cartão)?
Espero ter esclarecido sua dúvidas.
Clareza nas explicações, muito obrigado.
ResponderExcluirPor nada! :)
ExcluirTrabalho muito bom.
ResponderExcluirSe continuar postando assuntos ( como pirâmide de Maslow, os 4P's, benchmarking ) sobre marketing me manda os links? Agradeço.
Obrigada! E obrigada pelas dicas de novos temas para desenvolver aqui no blog!
Excluir:)
Kate,
ResponderExcluirEstamos desenvolvendo um trabalho para um salão de beleza, poderia nos informar sobre ameaças mercadológicas deste setor?
E o que poderia ser um ponto forte e fraco?
Obrigado.
Para verificar pontos fracos e fortes, utilize as perguntas:
Excluir* Infraestrutura: o espaço é muito pequeno, não adequado?
* Tenho pouca ou muita variedade de produtos e oferta de serviços que são tendência no mercado?
* Como é o meu atendimento?
* Os funcionários são capacitados?
* Há demora na resolução dos problemas apresentados?
* Há reclamação dos clientes referente a algum item do meu empreendimento?
* Como é a forma de pagamento (à vista, parcelado, no cartão)?
As ameaças podem ser as novas regulamentações de órgãos como a Anvisa, por exemplo; concorrentes; produtos profissionais acessíveis para utilização em casa pelos clientes; entre outros.
Espero ter ajudado! :)
Boa tarde!
ResponderExcluirEstou querendo fazer meu tcc nessa área.
analise de swot com o produto chonnos (natura) e renew (avon) será que fica um trabalho muito bom?
quero alguma dicas por favor!
Bem bacana abordar dois produtos que atendem a um mesmo público (pessoas que buscam produtos antiidade), de duas empresas consolidadas no mercado. O trabalho ficará muito bom. Para você montar a análise SWOT deles é importante que você verifique pontos que os diferenciam. Por exemplo: minha embalagem produz menos impacto no meio ambiente? É feita de material reciclável? Daí, se sim, temos um ponto forte: uma empresa sustentável, socioambiental. Se um produto tem mais ativos que o outro, talvez ele seja melhor pois os resultados são alcançados mais rápido. Se a empresa faz teste em animais, que belo ponto fraco! Isso faz com que a empresa perca a credibilidade no mercado. Se houver novas regulamentações na produção desses produtos, é uma ameaça, pois terei que rever os meus processos e adaptar tudo conforme as novas regulamentações. A mídia passa vários famosos que cuidam da pele, se preocupam em parecer mais jovens, sem rugas. Esta é uma oportunidade para a empresa divulgar seus produtos! Se uma das empresas descobriu uma fórmula revolucionária e a patenteou, é um belo ponto forte! E por aí vai! São apenas algumas dicas.
ExcluirEspero ter ajudado e sucesso com o TCC! :)
Boa tarde Kate, você poderia me ajudar a montar uma análise Swot de um estacionamento? Obrigada!
ResponderExcluirOlá Sabrina!
ExcluirVamos lá:
* Ponto forte: espaço amplo.
* Ponto fraco: espaço sem vigilância.
* Oportunidade: construção de um grande empreendimento próximo ao estacionamento (shopping, por exemplo).
* Ameaça: aumento de roubo de carros nas proximidades do estacionamento (se o carro for roubado no estacionamento, a responsabilidade recai sobre o dono do estacionamento, por exemplo).
Espero ter ajudado!
Primeira vez aqui e o pouco que li, super legal. Texto claro, objetivo de fácil entendimento até mesmo para aqueles que não estudam administração. Parabéns pelo blog. Poderia postar sobre outras ferramentas utilizadas na administração? Fico acompanhando...
ResponderExcluirObrigada Valdiney! Vou postar sobre mais ferramentas sim, pois, por serem práticas e simples, auxiliam bastante na tomada de decisões! Continue acompanhando! :)
ExcluirOla Kate, suas respostas sao otimas, bastante esclarecedoras.
ResponderExcluirEstou fazendo um trabalho na faculdade sobre uma empresa nova, que criamos, que vende um reservatorio portatil e movel de agua para ser utilizado na captacao da agua da maquina de lavar roupa e ate na captacao de agua da chuva, pelo fato de ser movel. Me ajudae com a SWOT e com a an[alise dela, por favor. Extraindo dai os objetivos estrategicos, as metas e as respectivas acoes. Muito grato!
Olá!
ExcluirDesculpe pela demora na resposta.
Alguns exemplos:
* Ponto Forte: entrega rápida (logística do produto).
* Ponto Fraco: empresa pouco conhecida no mercado (a empresa é nova).
* Oportunidades: racionamento de água (infelizmente, com a falta de água, as pessoas tendem a economizá-la mais).
* Ameaças: concorrentes (empresas conhecidas no mercado que fornecem o mesmo produto).
Objetivos estratégicos: com base no diagnóstico e nos pontos identificados, você começará a elaborar os seus objetivos. Por exemplo, em Pontos Fracos, posso promover a divulgação da minha empresa em diversos canais (lojas de material de construção, eventos sustentáveis, redes sociais, comerciais em TV, entre outros). Com isso, reduzo e, até elimino, o ponto fraco, reagindo ao mesmo tempo, à ameaça, apresentados no exemplo.
Em metas, você estabelecerá quais ações serão realizadas e seus respectivos prazos:
* Divulgação em outdoors - de 01 de janeiro a 15 de março, por exemplo.
Boa noite , Kate !
ResponderExcluirEspero que possa me ajudar
Vale um emprego rsrsr
Estou montando uma analise de execução de vendas e pdv de uma grande baby store .Não tenho muita experiencia na administração , somente em campo , o que dificulta colocar em planilhas todo meu roteiro .
Sempre leio sobre swot , mas nunca encontro nada voltado para equipe de vendas e lay-out de lojas , principalmente nesse segmento que abrange puericultura pesada , nursing, toys , moda infantil.
Obrigada
Olá, Lidy!
ExcluirRealmente, para desenvolver algo em uma área específica deve-se conhecer bem a área. Para fazer um diagnóstico e uma avaliação, não há como se basear em achismos. Como abordado na postagem sobre análise SWOT, é importante que algumas perguntas sejam feitas referentes à área de atuação, tais como: O que faço melhor que os meus concorrentes? No que meus concorrentes se sobressaem? O que posso melhorar?
Quais minhas estratégias de fidelização do cliente? Faço pós venda? Tenho profissionais bem preparados? Tenho um bom fluxo de caixa para momentos de crise (baixa venda)? Tenho variedade de produtos? A loja possui uma boa infraestrutura? E por aí vai... A partir de algumas perguntas, vc começa a desdobrar o seu trabalho. É importante você pesquisar sobre ferramentas estratégicas para o PDV - Ponto de Venda. Mas para isso e para qualquer outra ação, você já deve ter delimitado o seu públicoalvo, para que o direcionamento de suas ações seja o mais apropriado e gere o resultado esperado. Sei que minha resposta foi tardia, mas espero que você tenha realizado um bom trabalho. Qualquer dúvida, só comentar aqui! :)
ola estou com duvida nesta analise
ResponderExcluirConsidere uma empresa fabricante de produtos esportivos (roupas, calçados, acessórios) que atua no mercado internacional, atendendo os principais países da América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia.
A intenção estratégica (Visão) resumida da empresa consiste: - Ser a maior empresa a oferecer soluções em roupas, sapatos e acessórios esportivos contribuindo para a superação dos limites humanos.
A empresa fez o diagnóstico estratégico e constatou os seguintes resultados;
a) Processo produtivo não está otimizado isto é ineficiente; b) Custo do principal concorrente é 8 % mais baixo que o seu;
Baseado nesses resultados faça a matriz SWOT e apresente o resultado da análise SWOT justificando a política ou estratégia mais adequada a ser escolhida no posicionamento estratégico
Boa noite, Léia!
ExcluirPelo diagnóstico que vc apresentou, vemos que a empresa possui 2 pontos fracos: processo produtivo ineficiente; altos custos de aquisição.
Para analisarmos suas forças, ameaças e oportunidades, precisaríamos de mais informações. Mas, tendo em vista que atende aos principais países citados acima, podemos dizer que seu ponto forte seria "Marca bem estabelecida no mercado". A ameaça seria os concorrentes, umas vez que o seu principal concorrente tem custo menor. Uma oportunidade seria a sua participação em eventos grandes, como patrocínio em Olimpíadas e Copa do Mundo, já que atende a tantos países e é uma marca forte.
Com base nesses dados, algumas estratégias poderiam ser adotadas:
* Revisão dos processos e do fluxograma, análise de gaps (falhas), substituição dos equipamentos por outros mais novos e que produzam mais com mais economia, capacitação do pessoal responsável pelo processo produtivo, entre outros.
* Buscar novos fornecedores, já que meus custos de aquisição são mais altos. Outra possibilidade é rever os contratos com os fornecedores atuais e verificar o que pode ser melhorado em relação a preços e custos.
* Manter a empresa bem estabelecida no mercado, buscando ampliar a sua abrangência, seja com novos patrocínios, campanhas, programas de fidelização, entre outros.
Com mais informações, você pode desenvolver mais essa análise e as estratégias referentes a ela.
Espero ter ajudado! :)
Olá Kate, boa tarde!
ResponderExcluirEstou fazendo o meu TCC e preciso fazer a análise SWOT.
Meu TCC é um plano de negócio de uma PRODUÇÃO E ASSESSORIA DE EVENTOS INFANTIS COM ESPECIALIZAÇÃO EM CHA DE BEBÊ. Como faço para realizar essa análise? Eu tentei fazer mas não achei tão legal. Por favor me ajuda!!
OBS: Seu blog é maravilhoso e bem explicativo.
Olá!
ExcluirSerá uma empresa fictícia ou a mesma já existe? Qual região atenderá? A que público pretende atender (classe média/baixa, média/alta, alta)? É importante que você pesquise empresas no ramo de festas e eventos infantis para abordar melhor o assunto. Para realizar o diagnóstico da empresa, neste caso, a análise SWOT, devemos saber o que a empresa faz de melhor, no que precisa melhorar, bem como as oportunidades e as ameaças que podem surgir em relação a este mercado. Faça uma análise com os itens descritos no post sobre pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades. E pesquise sobre esta área de negócios. Posso citar alguns exemplos sobre o serviço de "PRODUÇÃO E ASSESSORIA DE EVENTOS INFANTIS COM ESPECIALIZAÇÃO EM CHÁ DE BEBÊ":
Ponto forte: empresa especializada em chá de bebê (muitos clientes podem procurar um mega evento para chá de bebê e, com essa especialização, a empresa se destaca e fornece um serviço diferenciado e de alta qualidade).
Ponto fraco: oferta de serviço limitada (apenas público infantil, logo deixa de fidelizar alguns clientes, tendo em vista que os que realizam chá de bebê poderiam solicitar a realização de festas de casamento, de bodas, de aniversário, entre outras).
Oportunidade: eventos de chá de bebê em alta no mercado (pais procuram cada vez mais por este tipo de evento).
Ameaças: muitos concorrentes, crise econômica (trazendo desemprego e diminuindo o poder aquisitivo da população).
Bom trabalho com o TCC! Espero ter ajudado!
Bom dia !!!Gostaria de saber como posso criar uma empresa utilizando a SWOT, criando novoproduto/serviço/mercado para a mesma, para que essa se diferencie no mercado atual
ResponderExcluirOlá Enne!
ExcluirA análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer um diagnóstico de uma empresa, logo ela deverá existir e desempenhar as suas atividades para que se possa analisar e verificar seus pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades. No entanto, dependendo do mercado que a empresa irá atuar e o que ela irá oferecer, há a possibilidade de proceder à análise das ameaças e oportunidades. Também, se a empresa possui funcionários altamente treinados e/ou produtos e serviços excepcionais. Mas, para uma análise melhor, somente no decorrer de suas atividades há como fazer uma análise mais apurada, comparando-a com os concorrentes, bem como verificar como a empresa é percebida por seus clientes.
Qualquer dúvida, pode postar aqui!
Espero ter ajudado! :)