Seja Bem-Vindo! E fique à vontade para tirar dúvidas, fazer críticas e dar sugestões!

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Por que os processos são tão importantes?

Muitas pessoas se perguntam: Por que fazer planejamento? Por que detalhar as tarefas e atividades a serem realizadas? Bom, porque qualquer tarefa ou atividade é composta por processos, os quais são imprescindíveis para o bom andamento e desenvolvimento do projeto, seja ele um projeto de um novo produto, serviço, ou abertura de um novo negócio.

Logo, a grande necessidade de identificar e detalhar os processos mostra-se imprescindível para que as pessoas responsáveis pela realização de cada processo saiba o que fazer, como fazer e se o que está fazendo está atendendo ao objetivo que foi previamente proposto (importante lembrar que os resultados - metas e objetivos - devem ser observáveis, mensuráveis e validados).

Quando uma fase ou mesmo um processo é esquecido devido a obviedade* de quem fez a identificação e detalhamento, ou até mesmo, pulado para poupar tempo, muitos projetos acabam sendo mais despendiosos e onerosos.

*Quando me referi à "obviedade", é devido ao fato de muitos responsáveis pelo projeto acharem que por ser uma atividade rotineira, necessária e óbvia, não detalham, logo, a pessoa q irá executar a fase pode não conhecer esse processo "óbvio", ocasionando resultado insuficiente e que prejudicará as demais fases.

Na minha aula de Gestão de Pessoas e Competências, meu professor pediu para que cada um listasse o que fazia assim que acordava até entrar na condução para chegar a faculdade. Vou exemplificar abaixo:


1º Levanto;

2º Tomo banho;

3º Arrumo-me;

4º Tomo café;

5º Saio de casa;

6º Pego ônibus.


Feito isso, podemos observar que várias etapas foram esquecidas, justamente porque para nós são atividades automáticas, rotineiras e "óbvias", que seriam, por exempo, escovar dentes antes e depois do café. E, também, importante lembrar que, a pessoa levanta e toma banho, ou seja, já dorme no chuveiro. rsrs


Deveria ser: Levanto, boto os chinelos, saio do quarto, vou ao banheiro, abro a torneira, pego a escova e a pasta de dente, e por aí vai.


Agora, imagina a dimensão do "esquecimento" de tantas etapas no processo!!!


Insucesso, sem sombra de dúvida!




Seu projeto deu errado? Não saiu do jeito que você queria?


Então, agora você já sabe o que precisa fazer! =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário