Seja Bem-Vindo! E fique à vontade para tirar dúvidas, fazer críticas e dar sugestões!

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mudanças necessárias: A metamorfose da águia

A mensagem que a metamorfose da águia passa é bastante interessante, então, resolvi compartilhá-la aqui no Blog:
"A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Chega a viver 70 anos. Mas, para chegar a essa idade, aos 40 ela tem de tomar uma séria e difícil decisão. Nesta fase, suas unhas ficam compridas e flexíveis e torna-se impossível agarrar as presas das quais se alimenta. O bico, alongado e pontiagudo, curva-se. Apontando contra o peito, estão as asas, envelhecidas e pesadas em razão da grossura das penas. Voar já é tão difícil! Então, a águia só tem duas alternativas: morrer... ou enfrentar um doloroso processo de renovação, que dura 150 dias e consiste em voar para o alto de uma montanha e se recolher em um ninho próximo a um paredão. Nesse local, a águia começa a bater com o bico em uma parede até conseguir arrancá-lo. Espera então nascer um novo bico, com o qual arranca suas unhas. Quando as novas unhas começam a nascer, ela passa a arrancar as velhas penas. E, só após cinco meses, ocorre o vôo da renovação, para viver mais 30 anos."
(Carlos Schmitt)


Assim como a águia, as mudanças também são necessárias para as empresas e profissionais sobreviverem e se adaptarem neste mercado turbulento e mutável. A fase de adaptação é demorada, às vezes, dolorida, mas necessária para se ter mais qualidade, tecnologia e inovação, e poder oferecer o que o mercado necessita e espera, da melhor forma possível. Por isso, é importante desprender-se da velha rotina e dos velhos hábitos - apesar de não ser tarefa fácil - em busca de novos caminhos.

Devido à era da Informação e do Conhecimento, das transformações nas economias e em diversas áreas do globo, e com tanta tecnologia móvel disponível, o que sabemos hoje já estará desatualizado amanhã. O século 21 já não permite profissionais nem cidadãos omissos, mas sim pessoas antenadas e ativas, envolvidas em diversas questões que permeiam nosso cotidiano. E todas essas mudanças geraram essa necessidade de velocidade e continuidade do aprendizado, para poder responder a este mercado tão competitivo.

Ter coragem para renovar-se e deixar florescer a mudança e o comprometimento com o melhor. Essa é a forma para se obter êxito.
Encontrar forças e motivação para enfrentar as adversidades, mesmo que pareçam muito difíceis e, até mesmo, impossíveis, procurando melhorar atividades, atualizar processos, aperfeiçoar técnicas e ampliar conhecimentos.

A zona de conforto é muito convidativa, mas sem dedicação, força de vontade e adaptação, o sucesso não passa de um mero sonho. E, ao invés de sobreviver, terá uma sobrevida apenas.



Post relacionado:
* O profissional do século 21.