Seja Bem-Vindo! E fique à vontade para tirar dúvidas, fazer críticas e dar sugestões!

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Estudo de Caso: Nike e as Olimpíadas 2012

Olimpíadas 2012 e, entre seus grandes patrocinadores, a NIKE não se encontra. Quem está ocupando este lugar é a Adidas, uma de suas grandes concorrentes. Mesmo com essa situação aparentemente desfavorável, devido à repercussão das Olimpíadas em todo o Globo, a Nike enxergou uma oportunidade, onde inicialmente poderia ser considerada uma ameaça ao seu mercado.

Aproveitando o ritmo das Olimpíadas para não sair do foco mundial, lançou a campanha "Find your Greatness", em Inglês que significa "Encontre sua Grandeza", na qual mostra atletas amadores e incentiva-os a buscarem sua grandeza, pois a mesma não é privilégio de alguns, mas sim algo que pertence a todos que tentam encontrá-la. Clique no link e veja o vídeo:
Nike - Find your greatness .


Essa campanha, de início, foi considerada por alguns meios de comunicação como anti-olimpíadas, no entanto, foi uma bela sacada da Nike que não se conformou com a situação que lhe fora imposta (o patrocínio do concorrente), buscando e criando oportunidades por meio de criatividade, uma nova forma de olhar determinada situação para transformá-la em algo produtivo e inovador, aproveitando o gancho das Olimpíadas, mesmo não sendo sua patrocinadora.

A Nike sempre mostrou superação e excelência em Marketing e publicidade, devido a alguns anos atrás estar envolvida em um escândalo por aproveitar de mão-de-obra infantil e, mesmo assim, ter conseguido limpar sua imagem por lançar campanhas que melhoram, inovam e atualizam sua Marca, fortalecendo-a cada vez mais no mercado e se eternizando na mente dos seus consumidores. Sem sombra de dúvida, deve contar com profissionais antenados e proativos, que possuem pronta resposta para qualquer tipo de situação. Não é à toa o seu slogan "Just do it", em Inglês, "Apenas faça".

Sendo assim, não se conforme com a situação, mesmo ela sendo desfavorável, ela pode ser revertida e utilizada sempre a favor, sempre positivamente, com um novo olhar, com atitude e proatividade. Independente de ser grande, média ou pequena empresa, crie suas oportunidades e vá de encontro a suas metas e objetivos, pois "a grandeza está em todos aqueles que tentam encontrá-la."



Posts relacionados: