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terça-feira, 15 de maio de 2012

Inovação - Um novo olhar



Estava lendo um artigo de Stephen Kanitz, com o título Observar e pensar, e me lembrei de um conto conhecido que tem muito a ver com o artigo:

Dizem que havia um cego sentado na calçada, com um boné a seus pés e um pedaço de madeira que, escrito com giz branco, dizia:

"Por favor, ajude-me, sou cego".

Um publicitário, da área de criação, que passava em frente a ele, parou e viu umas poucas moedas no boné. Sem pedir licença, pegou o cartaz, virou-o, pegou o giz e escreveu outro anúncio. Voltou a colocar o pedaço de madeira aos pés do cego e foi embora.

Pela tarde o publicitário voltou a passar em frente ao cego que pedia esmola. Agora, o seu boné estava cheio de notas e moedas. O cego reconheceu as pisadas e lhe perguntou se havia sido ele quem reescreveu seu cartaz, sobretudo querendo saber o que havia escrito ali. O publicitário respondeu:

“Nada que não esteja de acordo com o seu anúncio, mas com outras palavras".
Sorriu e continuou seu caminho.

O cego nunca soube, mas seu novo cartaz dizia:

"Hoje é Primavera... e eu não posso vê-la".

(Fontes diversas)


Este conto nos leva à conclusão de que, com um novo olhar, um novo prisma, podemos utilizar os poucos recursos disponíveis de uma maneira diferente, que dê resultados satisfatórios, que sensibilize, que transmita a ideia de uma forma inovadora e renovada.

A inovação é renovação, fazer algo por uma outra ótica, trazendo perspectivas positivas. Quando uma estratégia adotada não traz bons resultados, elas podem e devem ser mudadas de forma inteligente e inovadora para se alcançar aquilo que foi planejado e almejado. 

O que fez com que o "cego" no conto obtivesse mais "esmolas" foi  dizer uma mesma coisa, de forma diferente, que sensibilizasse a população e a envolvesse, de uma certa maneira, com a situação descrita. Isso sim é inovação!



Mas, como inovar?

O primeiro passo para inovar, é pensar, e para pensar, é preciso aprender a observar. Observar tudo sob um prisma diferente. Diferente de como fazemos no nosso dia-a-dia, onde olhamos e observamos tudo da mesma forma, sob um mesmo aspecto, e sob uma mesma opinião. 

É preciso aprender a observar o mundo que nos cerca para explicar e entender a realidade, para ter novas impressões, novos sentimentos, novas opiniões, e conseguir acrescentar e renovar o que já existe e, até mesmo, criar algo novo, que não foi feito por falta de um percepção mais aguçada e estimulada pelos nossos cinco sentidos. Estimular os seus cinco sentidos para aprender a observar mais, e de forma correta, são necessários no processo de inovação.

Assim, é preciso eliminar pré-conceitos, que fazem com que tenhamos opiniões e atitudes distorcidas e incorrentes, impedindo-nos de ter uma nova visão e uma maior sensibilidade e serenidade em nossas conclusões. Importante, também, é saber separar achismos e opiniões pessoais do que é verdadeiro e correspondente à realidade.

Inovar não é tarefa fácil, mas pode ser simples para alguns, complexo para outros. Isso, não se aprende nas escolas ou universidades. As instituições são apenas a estrutura, já que a inovação decorre das observações diferenciadas, dos novos pontos de vista desenvolvidos, da nova maneira de olhar o mundo e da vontade de querer renovar, de querer realmente inovar.


Assim, termino este post com uma citação de Stephen Kanitz:
"Se você quiser ter ideias novas, ser criativo, ser inovador e ter uma opinião independente, aprimore primeiro os seus sentidos. Você estará no caminho certo para começar a pensar". (Stephen Kanitz)


terça-feira, 8 de maio de 2012

Análise SWOT: Conceito e Passo-a-Passo


O que significa análise SWOT?

A Matriz SWOT é uma técnica muito utilizada por empresas que buscam se antecipar ao mercado e estar à frente de seus concorrentes, pois consiste na análise do ambiente interno e externo da empresa para auxiliar no planejamento e adoção de estratégias.

Mas você sabia que essa análise também é utilizada para uma análise SWOT pessoal? Isso você verá mais adiante!

Segundo Kotler (2006)¹, a Matriz SWOT é "a avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças é denominada análise SWOT (dos termos em inglês strengths, weaknesses, opportunities, threats). Ela envolve o monitoramento dos ambientes externo e interno)".


O que é análise FOFA?

SWOT, sigla em Inglês, também conhecida e traduzida como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças) significa:
Strengths - Forças
Weaknesses - Fraquezas
Opportunities - Oportunidades
Threats – Ameaças


Como fazer uma análise SWOT?

Apesar de ser amplamente utilizada por grandes empresas para melhorar suas práticas de mercado e minimizar incertezas, a análise SWOT também é útil na vida profissional e pessoal (bastar adaptar os exemplos e perguntas que serão apresentados abaixo). Serve para um melhor autoconhecimento e para buscar o aperfeiçoamento nos aspectos que precisam ser melhorados.

Para iniciar a análise e definir os pontos fortes, pontos fracos, ameaças, oportunidades, é importante que você saiba diferenciá-los. 


Pontos Fortes: tudo aquilo que a empresa faz bem ou melhor que as outras, e que está sob seu controle, ou seja, pode alterar, melhorar e aperfeiçoar a qualquer momento, pois está relacionado à parte interna da empresa (ambiente interno). Algumas perguntas para identificar os pontos fortes:
*O que a empresa e a equipe fazem bem?
*Que recursos podem ser otimizados e aproveitados?
*O que os outros acham que a empresa faz de melhor?
*Quais as vantagens que a empresa disponibiliza?
*Possui boa comunicação entre os setores?

Pontos Fracos: tudo aquilo que a empresa tem dificuldade, possui reclamações e pode melhorar, já que está relacionado à parte interna da empresa e pode ser controlado pela mesma (ambiente interno). Algumas perguntas para identificar os pontos fracos:
*No que a empresa pode melhorar?
*Onde tem menos recursos?
*Possui práticas antigas?
*Os clientes reclamam de quais aspectos da empresa?
*O que os outros acham que são suas fraquezas?

Oportunidades: tudo que está relacionado à parte externa da empresa e que NÃO está sob seu controle, ou seja, a empresa não tem como intervir (ambiente externo).  Algumas perguntas para identificar as oportunidades:
*Quais são as oportunidades externas identificadas? (Parcerias com empresas, propostas, entre outros).
*O cenário econômico está favorecendo a empresa?
*Quais as demandas, novos produtos e serviços?
* Há crescimento do mercado?

Ameaças: tudo que está relacionado à parte externa da empresa e que NÃO está sob seu controle. Logo, a empresa não pode atuar sobre as ameaças, pois está no ambiente externo à empresa. Algumas perguntas para identificar as ameaças:
*Que tipos de ameaças a empresa possui? (Concorrentes, entre outros)
*O que os concorrentes andam fazendo?
*As novas tecnologias e as mudanças no mercado prejudicam a empresa?


Ficaram algumas dúvidas? Então veja mais exemplos de como é feita a análise SWOT:

Pontos Fortes (ambiente interno):
* Atendimento rápido e personalizado;
* Boa localização;
* Variedade no mix de produtos (tem de tudo);
* Serviço de entrega – a qualquer hora (serviço diferenciado);
* Formas de Pagamento: à vista, cartão, a prazo;
* Política de salários (paga acima do salário mínimo + benefícios, o que não acontece com os concorrentes);
* Qualidade dos produtos e serviços;
* Comprometimento da equipe;
* Recursos financeiros abundantes;
* Líder no segmento;
* Marca forte;
* Parcerias com outras empresas.

Pontos Fracos (ambiente interno):
* Infraestrutura (espaço muito pequeno, não adequado);
* Pouca variedade de produtos;
* Produtos desatualizados;
* Mau atendimento (profissionais despreparados);
* Demora (delay) na entrega de produtos e serviços;
* Marca pouco conhecida;
* Distribuição limitada;
* Problemas operacionais;
* Demora na resolução dos problemas apresentados.

Oportunidades (ambiente externo):
* Ponto de ônibus em frente ao estabelecimento (atraindo mais clientes);
* Incentivos fiscais;
* Desenvolvimento da cidade e do bairro com a instalação de empresas;
* Aumento da demanda pelo serviço (aumento do número de clientes);
* Surgimento de novas tecnologias;
* Mudanças nas necessidades dos clientes;
* Outras empresas procuram alianças;
* Maior abertura do comércio exterior.

Ameaças (ambiente externo):
* Concorrentes;
* Introdução de produtos substitutos no mercado;
* Ponto de ônibus em frente ao estabelecimento (a aglomeração de pessoas no ponto pode atrapalhar a sua visualização por outros clientes);
* Diminuição da demanda, devido à crise econômica (retração da economia);
* Mudanças nas necessidades dos clientes;
* Mudanças governamentais e legislativas (políticas restritivas);
* Barreiras no comércio exterior.


Conclusão:

Os pontos fortes e fracos são controlados pela empresa, pois fazem parte de seu ambiente interno, já que estão ligados ao que ela faz bem e/ou ao que ela precisa melhorar, podendo, a qualquer momento, atuar nos pontos fortes, melhorando ainda mais, e nos pontos fracos para reduzir e, até mesmo, eliminar suas falhas e fraquezas. 

As oportunidades e ameaças estão ligadas ao ambiente externo à empresa, já que não são inerentes a suas atividades e seus processos. Apesar da empresa não poder controlá-las, ao conhecê-las, estará mais apta e preparada para aproveitá-las e reagir às ameaças de forma mais proativa ou com menos impacto no negócio. 

Após identificar os pontos fracos, pontos fortes, ameaças e oportunidades, é importante comparar o impacto e a influência das Oportunidades e Ameaças sobre cada Ponto Forte identificado e, também, sobre cada Ponto Fraco. 

Assim, será possível fazer um diagnóstico da empresa e concentrar as ações no que impacta negativa e positivamente seus resultados, desenvolvendo estratégias mais eficazes e apropriadas para  aumentar o seu desempenho e garantir maior vantagem competitiva no mercado.  

Espero que tenha gostado! Compartilhe com seus amigos!

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¹ KOTLER, Philip. Planejamento estratégico de unidades de negócios: A análise SWOT. In: KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2006. cap. 2, p. 75-75