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terça-feira, 8 de maio de 2012

Matriz SWOT - Como fazer a análise das Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças?

A Matriz SWOT é uma técnica muito utilizada por empresas que buscam se antecipar ao mercado e estar à frente de seus concorrentes, pois consiste na análise do ambiente interno e externo da empresa para auxiliar no planejamento e adoção de estratégias.

SWOT, sigla em Inglês, também conhecida e traduzida como FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas, Ameaças) significa:
Strengths - Forças
Weakness - Fraquezas
Opportunities - Oportunidades
Threats – Ameaças

Apesar de ser amplamente utilizada por grandes empresas para melhorar suas práticas de mercado e minimizar incertezas, a análise SWOT também é útil na vida profissional e pessoal (bastar adaptar os exemplos e perguntas que serão apresentados abaixo). Serve para um melhor autoconhecimento e para buscar o aperfeiçoamento nos aspectos que precisam ser melhorados.

Para iniciar a análise e definir os pontos fortes, pontos fracos, ameaças, oportunidades, é importante saber diferenciá-los. A formulação de perguntas também ajuda neste processo.


Pontos Fortes: tudo aquilo que a empresa faz bem ou melhor que as outras, e que está sob seu controle, ou seja, pode alterar, melhorar e aperfeiçoar a qualquer momento, pois está relacionado à parte interna da empresa (ambiente interno). Algumas perguntas para identificar os pontos fortes:
*O que a empresa e a equipe fazem bem?
*Que recursos podem ser otimizados e aproveitados?
*O que os outros acham que a empresa faz de melhor?
*Quais as vantagens que a empresa disponibiliza?
*Possui boa comunicação entre os setores?

Pontos Fracos: tudo aquilo que a empresa tem dificuldade, possui reclamações e pode melhorar, já que está relacionado à parte interna da empresa e pode ser controlado pela mesma (ambiente interno). Algumas perguntas para identificar os pontos fracos:
*No que a empresa pode melhorar?
*Onde tem menos recursos?
*Possui práticas antigas?
*Os clientes reclamam de quais aspectos da empresa?
*O que os outros acham que são suas fraquezas?

Oportunidades: tudo que está relacionado à parte externa da empresa e que NÃO está sob seu controle, ou seja, a empresa não tem como intervir (ambiente externo).  Algumas perguntas para identificar as oportunidades:
*Quais são as oportunidades externas identificadas? (Parcerias com empresas, propostas, entre outros).
*O cenário econômico está favorecendo à empresa?
*Quais as demandas, novos produtos e serviços?
* Há crescimento do mercado?

Ameaças: tudo que está relacionado à parte externa da empresa e que NÃO está sob seu controle. Logo, a empresa não pode atuar sobre as ameaças, pois está no ambiente externo à empresa. Algumas perguntas para identificar as ameaças:
*Que tipos de ameaças a empresa possui? (Concorrentes, entre outros)
*O que os concorrentes andam fazendo?
*As novas tecnologias e as mudanças no mercado prejudicam a empresa?


Mais exemplos:

Pontos Fortes:
* Atendimento rápido e personalizado;
* Boa localização;
* Variedade no mix de produtos (tem de tudo);
* Serviço de entrega – a qualquer hora (serviço diferenciado);
* Formas de Pagamento: à vista, cartão, a prazo;
* Política de salários (paga acima do salário mínimo + benefícios, o que não acontece com os concorrentes);
* Qualidade dos produtos e serviços;
* Comprometimento da equipe;
* Recursos financeiros abundantes;
* Líder no segmento;
* Marca forte;
* Parcerias com outras empresas.

 Pontos Fracos:
* Infraestrutura (espaço muito pequeno, não adequado);
* Pouca variedade de produtos;
* Produtos desatualizados;
* Mau atendimento (profissionais despreparados);
* Demora (delay) na entrega de produtos e serviços;
* Marca pouco conhecida;
* Distribuição limitada;
* Problemas operacionais;
* Demora na resolução dos problemas apresentados.

Oportunidades:
* Ponto de ônibus em frente ao estabelecimento (atraindo mais clientes);
* Incentivos fiscais;
* Desenvolvimento da cidade e do bairro com a instalação de empresas;
* Aumento da demanda pelo serviço (aumento do número de clientes);
* Surgimento de novas tecnologias;
* Mudanças nas necessidades dos clientes;
* Outras empresas procuram alianças;
* Maior abertura do comércio exterior.

 Ameaças:
* Concorrentes;
* Introdução de produtos substitutos no mercado;
* Ponto de ônibus em frente ao estabelecimento (a aglomeração de pessoas no ponto pode atrapalhar a sua visualização por outros clientes);
* Diminuição da demanda, devido à crise econômica (retração da economia);
* Mudanças nas necessidades dos clientes;
* Mudanças governamentais e legislativas (políticas restritivas);
* Barreiras no comércio exterior.



Em suma, os pontos fortes e fracos são controlados pela empresa, pois fazem parte de seu ambiente interno, já que estão ligados ao que ela faz bem e/ou ao que ela precisa melhorar, podendo, a qualquer momento, atuar nos pontos fortes, melhorando ainda mais, e nos pontos fracos para reduzir e, até mesmo, eliminar suas falhas e fraquezas. As oportunidades e ameaças estão ligadas ao ambiente externo à empresa, já que não são inerentes às atividades e processos da mesma. Apesar da empresa não poder controlar as oportunidades e ameaças, ao conhecê-las, a empresa estará mais apta e preparada para aproveitar as oportunidades (como crescimento do mercado devido a incentivos fiscais promovidos pelo governo, por exemplo) e a reagir às ameaças de forma mais proativa ou com menos impacto no negócio (como crise econômica, por exemplo). 


Após identificar os pontos fracos, pontos fortes, ameaças e oportunidades, é importante comparar o impacto e a influência das Oportunidades e Ameaças sobre cada Ponto Forte identificado e, também, sobre cada Ponto Fraco. Assim, por meio da análise SWOT, é possível fazer um diagnóstico da empresa e concentrar as ações no que impacta negativa e positivamente seus resultados, desenvolvendo estratégias mais eficazes e apropriadas para  aumentar o desempenho da mesma e garantir maior vantagem competitiva no mercado.


41 comentários:

  1. Foi muito útil e me ajudou a entender com mais clareza.

    Theymys

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    1. Q ótimo! :D
      Qq dúvida, pode postar comentário q respondo!

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  2. Tenho q fazer o trabalho sobre um órgão público. Quais adaptações devem ser feitas?

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    1. Júlio, acredito q qts aos pontos fortes e fracos, não precisarão ser feitas adaptações, pois vc poderá identificar serviços, atendimento, infraestrutura, resolução de problemas, entre outros. Já com relação às ameaças e oportunidades, pode ser q vc encontre alguma dificuldade devido ao fato de ser um órgão do governo. Mas, para poder definir as ameaças e oportunidades, primeiramente deve-se identificar a área e o ramo de atuação desse órgão. Com certeza terão alguns pontos a serem destacados, tais como parcerias com outros órgãos, surgimento de novas leis q favorecem ou q delimitem a atuação, entre outros.

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  3. Boa tarde,

    Depois de identificar pontos fortes, fracos, oportunidades e ameças tenho que fazer a elaboração da análise. Tenho que utilizar todas os pontos identificados ou apenas vou avaliar pelas oportunidades e como pontuo ou seja, como traço a prioridade?

    Abraços e aguardo.

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  4. Após identificar as Forças e Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, a análise é importante. Pois, é a partir dela que vc verá qual é o seu diferencial, no que pode melhorar, como se preparar para oportunidades que possam surgir e minimizar o impacto de possíveis ameaças. Na análise, use todos os pontos. Só assim vc pode se conhecer melhor (ou conhecer a empresa melhor) e proceder ao q foi descrito acima.
    Com relação à avaliação, vc poderá proceder da seguinte forma: avaliar as Oportunidades em relação às suas Forças e Fraquezas, e as Ameças em relação, também, às suas Forças e Fraquezas.

    Exemplo: como a Oportunidade "parcerias" influenciará na Força "atendimento"? , Como a Oportunidade "Ampliação do Espaço" influenciará na Fraqueza "disposição dos produtos"?, Como a Ameaça "Concorrência" influenciará na Força "Localização"?, Como a Ameaça "diminuição da demanda" influenciará na Fraqueza "Layout"?
    É vc q definirá o grau de influência e impacto q cada ponto exercerá sobre o outro. E, assim, vc poderá definir quais pontos e ações devem ser e precisam ser priorizadas.

    Espero ter esclarecido!
    Qualquer dúvida, só perguntar!

    Abraços e Feliz Ano Novo!!!

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  5. Adorei!!! Como posso aplicar o SWOT na empresa facebook?

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  6. Para aplicar a Análise SWOT na empresa Facebook é só pesquisar notícias recentes sobre a mesma, analisar o mercado na qual se encontra, fazer os questionamentos citados no post, entre outros. Vou dar um exemplo de cada ponto SWOT:
    *Força: Layout da página. (Posso controlar e melhorar ainda mais)

    *Fraqueza: "bugs" na página (os chamados "erros" que são encontrados na página, como a visualização de perfil protegido, por pessoas que não compõem o 'círculo' de amigos virtuais - recentemente descoberto por um especialista). [Posso controlar e melhorar]

    *Oportunidades: parcerias com empresas. (Não posso controlar, pois dependo de terceiros)

    *Ameaças: invasões de hackers. (Não posso evitar, mas sabendo disso, posso procurar aumentar a segurança da minha página)

    É simples! Basta ter em mente a especificação clara de cada ponto.

    Boa Sorte com seu trabalho! :)

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  7. Estou fazendo um trabalho de estagio supervisionado e escolhi trabalhar sobre a Análise SWOT...Quero aplicar
    essa análise na empresa que trabalho, o ramo da empresa
    é construcao,eletricidade, pintura,hidráulica...
    Pode dar alguma dica como devo fazer?

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    1. Você poderia fazer a Análise SWOT por setores (Contrução, Eletricidade, Pintura, Hidráulica). Assim, você poderá definir melhor as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças. Pesquise sobre outras empresas que tenham os mesmos setores e faça uma comparação. Acredito que isso já te ajudará na definição dos pontos SWOT. Junte as dicas dadas aqui no Blog, e acredito que fará um bom trabalho!

      Sucesso no seu estágio!

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  8. Olá, Kate, gostaria de saber como aplico a Matriz Swot no mercado de Locação de Veículos?

    Pode dar alguma dica como devo fazer?

    Att, José Renaldo

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    1. Olá!
      Para aplicar a Matriz SWOT é importante conhecer a empresa e o mercado em que ela atua. Comece pesquisando sobre empresas de locação, o que elas fazem e o que só algumas oferecem.
      Como exemplo, podemos citar:
      *Ponto Forte: localização (bem situada, próxima ao público-alvo).
      *Ponto Fraco: poucos modelos de veículos.
      *Oportunidade: parceria com hotéis e empresas de turismo.
      *Ameaça: estradas ruins (estradas ruins e mal sinalizadas podem desestimular clientes).

      Espero ter ajudado!

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  9. oi kate , estou com uma enorme dificuldade em fazer uma analise de forças economicas e forças sociais/culturais de uma universidade , poderia me dar uma ideia, uma ajuda alguma coisa ?

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    1. Não sei bem se a análise SWOT irá atender ao objetivo do seu trabalho, pois andei fazendo uma pesquisa na Internet e vi que os assuntos são um pouco diferentes. Essas forças econômicas, sociais e culturais mencionadas por você estão relacionadas às mudanças sociais, bem como influências científicas e tecnológicas decorrentes de suas interações nas Universidades. Esse que é o objetivo do seu trabalho?
      Se for na análise SWOT poderíamos abordar da seguinte forma:
      *Ponto Forte: de que forma a Universidade em questão impacta positivamente na economia? (Capacitação de mão-de-obra, desenvolvimento do capital intelectual).
      *Ponto Fraco: em quais aspectos a Universidade deixa a desejar e poderia melhorar? (falta de aliar a teoria à prática, falta de atualização).
      *Oportunidades: parcerias com empresas privadas e públicas, fomentando o desenvolvimento técnico, cultural e social, por exemplo.
      *Ameaças: concorrentes (outras Universidades que possuam um diferencial, algo que elas fazem que a Universidade em questão não faça e que agrege valor).

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  10. Boa noite Kate! seus exemplos foram claros e me ajudou muito a esclarecer as dúvidas.Obrigada e parabéns.

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    1. Obrigada!
      Qualquer dúvida ou sugestão, é só postar!

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  11. Olá Kate, como faço a Analise SWOT de uma agência de turismo.?

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  12. Boa Noite!
    Olha só, minha prof de gestão de negócios quer que nós crie uma empresa. e após fazermos o funil de idéia ela pediu para que nós fizessemos a analise swot...porém estamos recém criando a empresa, com o já vamos avaliar a analise swot??? se vc souber me ajude pq recém surgiu a idéia da empresa, e eu não sei como analisar os portos fortes e fracos dessa empresa que recém saiu a idéia... Empresa de consultoria sustentavel.

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  13. Olá! Para os dois comentários acima:
    Para fazer a análise SWOT de uma agência de Turismo ou de uma empresa recém-criada, quer seja ela de Consultoria Sustentável ou de qualquer ramo, procurem pesquisar sobre empresas que atuem nos mesmos setores para dar uma ideia do que fazem, de suas características, deficiências e inovações.
    Exemplos:
    *Pontos Fortes: programa de fidelização do cliente, funcionários capacitados, agência bem localizada.
    *Pontos Fracos: poucas filiais, site da empresa mal elaborado.
    *Oportunidades: parcerias com hotéis (para turismo), cooperativa de táxis (para turismo), aumento da procura pelo serviço (para turismo e consultoria sustentável), parcerias com empresas públicas/privadas e universidades (para consultoria sustentável), participação em eventos ligados ao meio ambiente (para consultoria sustentável).
    *Ameaças: concorrentes (para turismo e consultoria sustentável), aumento do dólar e do Euro (para turismo), leis restritivas (para turismo e consultoria sustentável).

    Todos os exemplos citados, sempre podem ser adaptados para outras empresas.

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  14. Bom dia !
    Me ajuda, preciso da síntese sobre cliente e concorrentes em relação a Universidade que estudo ( Unigranrio )

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    1. Boa Tarde!
      O post é sobre Análise SWOT. Mas, vc encontrará mais informações sobre concorrentes pesquisando sobre as universidades/faculdades próximas a sua. Com relação aos clientes, verifique com a secretaria se eles têm alguma pesquisa relacionada ao tipo de clientes que nela estudam. Se forem clientes externos, uma pesquisa se eles trabalham, só estudam, sua faixa etária, se a maioria é do sexo masculino ou feminino, entre outros. Qualquer dúvida em relação à análise SWOT, pode postar aqui.

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  15. Parabéns pelo trabalho desenvolvido, você ate virou referencia no meu trabalho. Obrigada.

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    1. Obrigada Morgana!
      Fico muito feliz em saber disso!

      Sucesso!

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  16. perfeito,foi muito claro,os exemplos ajudaram muito foi exatamente o que eu estava buscando,e não encontrei em nenhum outro.

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  17. boa tarde, Kate.
    gostaria que você me desse uma ideia de como fazer um seminário de maneira dinâmica,falando sobre analise de swot.

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    1. Olá!
      Q tal iniciar o seminário sobre a análise SWOT apresentando seu conceito, explicando a sua importância, e mostrando exemplos bem simples? Apresente fotos de lojas, por exemplo, e vá identificando os pontos fortes e fracos, e quais poderiam ser suas oportunidades e ameaças. Lembre-se que em uma apresentação, seminário, enfim, o trabalho deve seguir um roteiro simples que abrange: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Logo, pode introduzir o tema com conceitos e ideias, desenvolvê-lo apresentando exemplos simples e fazendo uma dinâmica em grupo, para que os participantes identifiquem os pontos da Análise SWOT. E pode conclui-lo focando na importância de seu uso e na sua praticidade.

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  18. Olá, vi os comentários por aqui e vi que vc realmente ajuda!
    Faço faculdade de Estética e Cosmetologia, e o professor da matéria de gestão em empreendimento de estética nos forneceu um "case avaliativo", onde vem as seguintes informações:
    -localizado a dois minutos da estação de ônibus.
    -esta localizado ao maior shopping center da região.
    -o centro estético é um dos mais antigos da região e está precisando de uma reforma estrutural.
    -residenciais locais tem condições financeiras.
    -a taxa de natalidade tem caído nos últimos anos.
    -há um grande número de residenciais locais com idade acima de 55 anos.
    -o proprietário de um respeitável salão de beleza está procurando um novo local para seu negócio.
    -o centro estético só realizou anúncios publicitários durante sua abertura.
    -foi adquirido um equipamento moderno.
    -está equipado com rampas e instalações voltadas para pessoas com deficiência física.
    -funcionarios bem treinados e respeitados
    -um dos principais concorrentes do centro estético decidiu recentemente adentrar numa área que o centro não atua

    Passei essas informações pra vc entender melhor.
    Mas, minha maior dificuldade é a de perceber além do que está escrito aí, o que está subentendido. Tenho dificuldade tbm na hora de cruzar os pontos fortes x oportunidades, p.forte x ameaças...
    Me de uma luz por favor, nunca vi isso na minha vida e estou tendo muita dificuldade para fazer essa análise.
    Desde já, muito obrigada.

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    1. De acordo com as informações que vc passou, vou destacar aqui os pontos:

      *Pontos Fortes: boa localização, público com bom poder aquisitivo (resta saber se é o público-alvo), equipamentos modernos, adaptado para pessoas com deficiência física, funcionários qualificados.

      *Pontos Fracos: centro estético com aparência antiga, pouca divulgação do negócio.

      *Oportunidades: público mais saudável (por causa da taxa de natalidade)e em busca de melhorar a aparência (focar no público acima de 55 anos), parceria com o Salão de Beleza (oferecer um espaço de estética com salão será um diferencial).

      *Ameaças: concorrência possui serviços diferenciados.

      Cruzando pontos:
      *De que forma a minha força "Localização" impactará na minha ameaça "Concorrência"? Daí podemos ver q medidas adotar e em quê podemos focar, como por exemplo, no ponto fraco "centro estético com aparência antiga". Logo, sei q precisarei efetuar com urgência reparos e modernização do Centro para captar mais clientes e fortalecer a empresa. E por aí vai...

      Espero ter esclarecido um pouco Naty, para a realização do seu trabalho!

      Sucesso!

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  19. que tipos de perguntas posso fazer em um super mercado, para realização de pesquisa sobre analise SWot

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    1. Vc pode utilizar as perguntas q estão aqui neste Post. Independente do ramo da empresa, é só adaptar as perguntas. No caso de super mercado, podemos fazer as seguintes perguntas direcionadas:

      *Ponto Forte: Que tipo de serviço você acredita que o mercado faz bem? Seria atendimento, serviço de lanchonete, prateleiras bem organizadas? E q tal, uma torneira para os clientes lavarem as mãos? Muitos mercados, acreditem, não têm!

      *Ponto fraco: Que tipo de serviço você acredita que deve melhorar? Seria serviço de caixa, falta de espaço para estacionamento? Seria atendimento?

      Obs.: As mesmas perguntas feitas para pontos fortes, devem ser feitas para os pontos fracos. O que vai definir se é um ou outro, serão as respostas.

      *Oportunidades: Parcerias com outros fornecedores, tais como Floristas, Confecções, com lugares próximos que sirvam como estacionamento, por exemplo. E incentivos fiscais oferecidos pelo governo que podem aumentar a demanda por produtos.

      *Ameaças: Concorrentes com serviços variados; elevação do índice de preços, diminuindo a procura pelos clientes; lote de produtos prejudicado, o que pode comprometer, também, a imagem do mercado.

      Essas são algumas perguntas que podem ser feitas. Por isso, que ressalto a importância de se pesquisar sobre o negócio em questão, no caso, super mercados.

      Espero ter ajudado!

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  20. Respostas
    1. Q ótimo Patrícia!

      Eu que agradeço a sua visita ao Blog!

      Sucesso!

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  21. Ola :D Eu estou com uma duvida relativamente a um trabalho escolar!
    Queria saber se Analise SWOT é a mesma coisa que Matriz SWOT

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    1. Olá!
      A Análise SWOT, é a análise da Matriz SWOT.
      São a mesma coisa!

      Boa sorte com o trabalho!

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  22. Gostaria de saber se o facto de eu ter so um fornecedor constitui uma fraqueza ou ameaça?

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    1. Ter apenas um fornecedor pode ser sim uma fraqueza. Pois, com apenas um, não se tem o "Poder de Barganha", que é uma das cinco forças de Porter. Você não consegue negociar por preços, produtos e serviços melhores, pois o seu fornecedor é único. E, caso esse fornecedor venha te faltar, como ficará seu negócio? É muito arriscado ser dependente de um fornecer. Tenha sempre o "Plano B".

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  23. Bom dia!
    Que bibliografia você sugere para estudo mais aprofundado sobre o assunto?

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    1. Desculpe pela demora na resposta!
      Estive perguntando a alguns professores e eles sugeriram as seguintes bibliografias:
      1. CHIAVENATO, Idalberto; SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. 1. ed. 13° tiragem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
      2. KOTLER, Philip. Administração de Marketing. 10. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2000.
      3. COBRA, Marcos. Consultoria em Marketing Manual do Consultor. 1. ed. São Paulo: Cobra Editora e Marketing, 2003.
      4. MATOS, José Gilvomar R.; MATOS, Rosa Maria B.; ALMEIDA, Josimar Ribeiro de. Análise do Ambiente Corporativo: do caos organizado ao planejamento. 1. ed. Rio de Janeiro: E-papers, 2007.
      5. BAKER, Michael. Administração de Marketing. Ed. Elsevier. Páginas 64,66 68,70 e 72.
      6. CHIAVENATO, Idalberto. SAPIRO, Arão. Planejamento Estratégico. Ed. Campus.
      7. OLIVEIRA, Djalma de. Planejamento Estratégico. Ed. Atlas.
      8. KLUYVER, Cornelis. PEARCE II, John. Estratégia: uma visão executiva. Ed Pearson.

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