Seja Bem-Vindo! E fique à vontade para tirar dúvidas, fazer críticas e dar sugestões!

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Gerência Efetiva (Vídeo do Terry Tate)

Essa semana, lembrei de um vídeo muito interessante do Terry Tate que assisti ano passado. Esse vídeo retrata de uma forma diferente e bem-humorada, uma nova"ferramenta motivacional" adotada para elevar os níveis de produtividade na Reebok.

Essa nova ferramenta trata-se do Terry Tate, um nada gentil "motivador" de funcionários. Com o Terry Tate na empresa, não há perda de tempo em jogos de computadores, conversas, momentos de cafezinho, nem com ligações. É trabalho em cima de trabalho. Nada de "corpo mole". rsrs

Convido-os a assistir ao vídeo ( http://www.youtube.com/watch?v=9aslbM7b7FI ) e a todos da série Terry Tate, disponibilizados no Youtube, ou clicando em Vídeos Interessantes aqui no Blog.

Após assistir ao vídeo, podemos chegar a duas conclusões:

Sob a ótica do gerente, a baixa produtividade se dava pela falta de comprometimento da equipe com os resultados. Então, faltava um fator motivacional: o “Terry Tate”. Os funcionários desperdiçavam muito tempo nos intervalos feitos entre uma atividade e outra, e também em momentos de distração, além de não serem dinâmicos e rápidos na execução dos trabalhos que eram a eles designados.

Mas, por outro prisma, podemos chegar a conclusão de que é o perfil desse gerente que não está alinhado com a rotina da empresa. Mostra-se um gerente sem iniciativa, passivo, apático, sem liderança e que desconhece a rotina de trabalho dos próprios funcionários, só se importando com o resultado. É indiferente se o "elemento motivacional" aplicado aos funcionários está realmente os motivando ou os amendrontando.

As competências necessárias, neste caso, para uma Gerência Efetiva, seriam senso de equipe, liderança, proatividade e comunicação interpessoal, além de conhecimento sobre as atividades e rotinas do trabalho.

Com essas competências, ele seria capaz de compreender mais a equipe e a necessidade de intervalos devido à natureza do trabalho, utilizaria meios adequados de motivação e estímulos, comunicaria de forma clara e objetiva quais os objetivos organizacionais, metas e resultados deveriam ser alcançados, buscando a satisfação dos funcionários e um bom ambiente de trabalho.

Enfim, é ele que não se enquadra dentro das competências essenciais deste cargo: um gerente que faça a gestão de pessoas, e não apenas de recursos.


Qual é o seu ponto de vista?
Gostaria de um Terry Tate na sua empresa ou adotaria outros estímulos motivacionais?