Seja Bem-Vindo! E fique à vontade para tirar dúvidas, fazer críticas e dar sugestões!

sábado, 29 de maio de 2010

Missão, Visão, Valores: Por que defini-los?


Frequentemente surgem novas empresas, seja de pequeno, médio ou grande porte. Será abordado aqui as de pequeno porte, que em sua maioria constituem-se em empresas familiares, criadas por novos empreendedores ou até por aqueles que desejam empregar algum capital financeiro extra. No entanto, muitos cometem grandes falhas logo na criação do negócio.


Seja a falta de visão, de experiência, de conhecimento ou de habilidades de um empreendedor. Apenas criam mais um negócio, mais uma empresa, que com alguma sorte conseguirá sobreviver por alguns meses...

Para não ocorrer isso, é imprescindível que logo no início sejam definidos os objetivos da empresa e de seu fundador.


Perguntas como: Para que essa empresa será criada? Qual público irá atender? O que irá oferecer? Que resultados pretende alcançar?, devem ser feitas para não perder o foco no meio do caminho.

Os principais conceitos que devem ser definidos primeiramente são a Missão, Visão e Valores da empresa. Veremos cada um abaixo:


* MISSÃO - é a razão de ser da empresa, ou seja, para que ela existe.

1) O que é a empresa?

2) O que ela faz?

3) Qual a sua finalidade?


* VISÃO - é como a empresa se enxerga daqui a um determinado tempo. É a imagem que ela tem de si mesma e de seu futuro.

1) O que terei conquistado daqui a X anos?

2) O que farei para conquistar isso?


* VALORES - representam o conjunto de crenças, padrões, atitudes e lemas da empresa.

1) Quais são meus principais valores?

2) Minhas atitudes são condizentes com meus valores?


Agora: Qual a importância de definir esse tripé-básico?


Simplesmente, a Missão, Visão e Valores são as diretrizes que condurizão suas ações em direção aos seus objetivos. Esse tripé é a bússola norteadora que guiará todas as atitudes e tomadas de decisão rumo ao que foi pré-estabelecido. Assim, você saberá aonde chegar, como chegar e para que chegar em determinado lugar, para alcançar o resultado desejado.

Podemos, também, fazer essa definição em nossa vida, de nós mesmos: Qual a razão de sua existência? Por que você está aqui? O que pretende realizar? Como fará para realizar isso (estudará, trabalhará, ajudará aos outros...)? E em quanto tempo? No que você acredita? Que valores te definem?

Com essa definição, você estará mais apto a alcançar o que tanto deseja, sem perder o foco nos objetivos, tendo assim mais sucesso em suas ações e empreendimentos.


sexta-feira, 28 de maio de 2010

Administração e Marketing Diário

A vida de todos é baseada na tomada de decisões, no gerenciamento de soluções, bem como em adequados meios de comunicação para sermos compreendidos, preocupação constante com a nossa imagem perante o público, entre outros. Este público que é composto por nossos pais, professores, amigos e muitos que fazem parte também de nosso círculo social. Logo, fica visível que tudo o que fazemos envolve Administração. A vida quando mal administrada fica sem planejamento, logo, sem direcionamento e muitas coisas não vão bem, muitos objetivos não são alcançados, resultando num insucesso que desanima qualquer um. Muitos dizem que "nada dá certo", "não tem sorte e só fulano tem", que a "vida é injusta apenas com ele" e, até mesmo, blasfemam dizendo que "Deus se esqueceu dele". Ora, como você quer que sua vida seja bem sucedida se nem você mesmo estabelece planos e metas, e administra suas decisões e ações para ter êxito no que quer?

Percebemos logo, que toda a nossa vida merece ser administrada da melhor forma possível, para que obtenhamos os melhores resultados. Não recebemos faculdade para isso. A própria vida ensina no decorrer de nossa caminhada que, para sermos bem sucedidos, precisamos ter objetivos e ir de encontro a eles, ou seja, "botar mãos na massa" mesmo!!!

Um bom gerenciamento de todas essas decisões o levarão aos melhores caminhos.

Outra forte presença é a do Marketing. Quem ainda não ouviu falar na gíria "Marketeiro"? Pois bem, a grosso modo, muitos acham que Marketing é apenas a divulgação de um produto, como uma propaganda na TV, mas vai muito além disso. De forma bastante resumida, Marketing é a criação de valor, manutenção da imagem e da comunicação, entrega de benefícios, bem como uma adequada administração da rede de relacionamento. Creio que muitos já ouviram em Marketing Pessoal, não é mesmo? Que é útil tanto na vida pessoal quanto na profissional.

É, por isso, que este Blog foi criado. Para dar dicas úteis para novos empreendimentos, bem como serem discutidos vários assuntos e compartilhados conhecimentos.

Afinal, a nossa Vida é um grande Empreendimento e cada um é o seu Administrador!!!

Seja Bem-Vindo ao nosso Blog Administração & Marketing Diário. Espero sua contribuição! =D